Fonte: veja.abril.com.br
Diretor do programa de recursos hídricos da Unesco falou a VEJA sobre como soluções “baseadas na natureza” podem auxiliar no desenvolvimento sustentável
Stefan Uhlenbrook, da Unesco: “A crise hídrica na região do sudeste do Brasil, em São Paulo, foi ruim, mas pode ter sido um sinal de alerta para perceber que a maneira de usar a água precisa mudar”.
Durante a abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água, na segunda-feira, a Unesco lançou o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos — 2018. De modo geral, o estudo propõe que sejam adotadas soluções baseadas na natureza para a melhor gestão da água ao redor do mundo. A sala, com capacidade para 130 pessoas sentadas, lotou e em torno de 200 indivíduos ficaram de fora do momento da apresentação. Em entrevista a VEJA, o diretor do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos da Unesco, Stefan Uhlenbrook, falou sobre as principais conclusões do estudo, a gestão hídrica no mundo e como o desenvolvimento precisa caminhar em direção a alternativas sustentáveis, antes que o planeta entre em colapso.